sábado, 13 de fevereiro de 2010

(PS2) SHADOW OF THE COLOSSUS


A descrição de uma obra, seja uma pintura, um texto literário, um filme e, porque não, um jogo, não é tarefa simples. Talvez seja impossível traduzir, com palavras e exatidão, as emoções provocadas pelas mais diferentes formas de expressão inventadas pelo homem. E ''Shadow of the Colossus'', sucessor espiritual do aclamado “Ico”, é daquelas obras que torna ainda mais difícil a vida dos críticos. Porque jogos assim entram mais profundamente no terreno da arte.
Faltam adjetivos para descrever “Shadow of the Colossus”, e talvez nenhuma representação lingüística consiga visualizar a essência desse título. Os responsáveis por essa profusão de sentimentos são o produtor Kenji Kaido e o designer Fumito Ueda, que, apesar de menos conhecidos, são talentos tão grandes quanto os lendários Shigeru Miyamoto (”Zelda”) e Hideo Kojima (”Metal Gear”).
Chame de magia, química ou qualquer termo que invoque o inexplicável, “Shadow of the Colossus” tem um “algo a mais”, que o diferencia dos “meros jogos comuns”. Ao longo da história dos videogames, vários clássicos foram lançados, todos excelentes à sua maneira, mas poucas vezes, uma obra evocou sentimentos além da empolgação superficial. Trata-se de algo mais complexo.


“… jogos assim entram mais profundamente no terreno da arte…”

PARTE 1


DETONADO

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